Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo
Menu
Início do Conteúdo

Comprar do negócio local: uma decisão com impacto na sua comunidade

A decisão de compra é motivada por vários fatores. Neste momento em que negócios locais serão impactados de forma direta pela crise econômica causada pelo Covid-19, um novo e importante diferencial precisa entrar nessa equação: o resultado que esse investimento terá no seu entorno.

Quando você opta por comprar de um negócio localizado no seu bairro ou cidade, está contribuindo para que a economia da comunidade continue girando. E isso será cada vez mais importante.

Na prática, o que isso significa?

Em primeiro lugar, que uma simples compra na padaria ou mercearia que fica próxima à sua casa ou um pedido de delivery no restaurante do bairro, pode colaborar para manter os seus vizinhos empregados. Os pequenos negócios são responsáveis por 52% dos empregos formais diretos no País de acordo com o Sebrae. Boa parte desses profissionais residem próximos ao seu local de trabalho.

Outro benefício direto da compra nos negócios locais é que os tributos relacionados a essa compra ficam na economia local e são revertidos para benefício da população da sua cidade. Com o Coronavírus, a necessidade de investimentos em saúde, por exemplo, foi urgente e ampliada. Ao comprar de empresas da sua região, você contribui para a arrecadação do seu município, trazendo a oportunidade desses investimentos impactarem na saúde da sua família.

Por fim, ao decidir investir o seu dinheiro em uma compra – seja ela de qualquer valor – num negócio local, você apoia um dos sentimentos mais necessários neste momento: o senso de comunidade. Mais do que nunca, temos a consciência de que só com pensamento colaborativo e próximo vamos construir uma sociedade pós-coronavírus. Quando opta por comprar localmente, está dizendo para o local onde você vive que pode contar com você.

Comprar do negócio local é uma decisão que, embora pareça simples, tem o poder de mudar a história da sua localidade.

Como posso fazer parte desse movimento?

E como começar? O primeiro passo para apoiar o negócio local é conhece-lo. Informe-se. Aplicativos e sites podem te ajudar com ferramentas de geolocalização. Descubra as ofertas de produtos e serviços que estão próximas a você. Certamente, mais perto do que você imagina, estão soluções inovadoras e inesperadas para as suas necessidades.

Depois, além de optar por elas, divulgue para a sua rede de contatos. Poste nas mídias sociais. Revele ao seu grupo de vizinhos. Assim, nossa rede cresce e vamos conseguir manter pequenos negócios de grandes empreendedores na ativa.

Se você é empreendedor de um desses negócios

Conte com as cooperativas do Sistema Ailos. Estamos estudando possibilidades além daquelas que já tínhamos para conseguir atender as suas demandas por serviços financeiros.

Além disso, temos algumas sugestões para que você possa encarar esse momento.

  • Use as plataformas digitais. Mais do que nunca. Divulgação, contato com clientes por aplicativos de mensagens, prestação de serviços online, venda em outros canais. A Internet está cheia de possibilidades e ferramentas que estão alinhadas com o comportamento do consumidor contemporâneo. É hora de utilizá-las.
  • Também é importante que você pense em formas de pagamento digitais, como parcelamentos em cartões de crédito, financiamentos de longo prazo, transferências e soluções de pagamento via QR Code. Manter o cliente próximo também é compreender que todos passamos por esse contexto juntos.
  • Converse com os seus fornecedores. Cada vez mais, o diálogo precisa ser transparente e focado em encontrar soluções que sejam confortáveis para todas as partes. Ao dar o primeiro passo para renegociar um débito, você mostra que está disposto a honrar os seus compromissos.

Informe-se. Mantenha-se atualizado. Disponibilizamos cursos gratuitos dedicados à gestão de crise no PROGRID e nossas equipes estão à disposição nas plataformas online do Sistema Ailos para buscar, junto com você, formas de cooperar com o seu negócio.

Mais do que nunca, vamos manter o ciclo da cooperação. Estamos juntos.

Compartilhar release
Encontre a cooperativa
ideal para você

Seja Cooperado
Atendimento das 07h às 22h, de segunda a sexta
e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.

Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740
Precisa de ajuda?