Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo
Menu
Início do Conteúdo

O que muda e quais os benefícios do Open Banking?

Vamos entender um pouco mais das mudanças do Open Banking na prática.

Se quiser começar no básico, acesse a notícia 1 sobre Open Banking aqui.

Atualmente as instituições guardam os dados financeiros dos seus cooperados/clientes. Mesmo com o início da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em que o controle sobre essas informações fica maior, o compartilhamento ainda é limitado. Isso acaba dificultando a oferta e a competitividade de serviços e produtos para as pessoas. Com o Open Banking, a troca de informações será ágil e mais fácil para você contratar produtos e serviços de qualquer instituição financeira.

Além disso, há uma grande expectativa para tornar o acesso aos produtos financeiros menos burocrático e mais inclusivo, já que hoje o usuário fica dependente da instituição na qual tem conta e sujeito às suas taxas o que incentiva ainda mais a já alta concentração bancária no País.

 

Acompanhe alguns comparativos:

Principais benefícios do Open Banking:

– Autonomia e segurança: você sabe exatamente quem tem acesso aos seus dados financeiros, pois o compartilhamento depende do seu consentimento.

– Liberdade financeira: você poderá contratar serviços e produtos de qualquer instituição financeira de forma menos burocrática.

– Evolução do mercado: com maior concorrência há oportunidade de desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de oportunidade de melhoria na experiência.

 

O Open Banking pretende reduzir as barreiras de entrada e acesso a novos serviços e produtos, não apenas olhando para empréstimo. Ou seja, você poderá escolher os serviços e produtos que deseja, seja de cooperativas, bancos ou fintechs usando o histórico e os dados cadastrados da instituição que já possui conta.

Acompanhe nossas notícias para mais informações sobre Open Banking.

Compartilhar release
Encontre a cooperativa
ideal para você

Seja Cooperado
Atendimento das 07h às 22h, de segunda a sexta
e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.

Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740
Precisa de ajuda?