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Declaração de Privacidade do Aplicativo Ailos

  1. Ailos
  2. Declaração de Privacidade do Aplicativo

1. Quem somos? 

O SISTEMA AILOS é um sistema cooperativo de crédito composto pela COOPERATIVA CENTRAL DE CRÉDITO – AILOS (05.463.212/0001-29), pelas COOPERATIVAS FILIADAS, sendo elas: ACENTRA, ACREDICOOP, CIVIA, CREDCREA, CREDELESC, CREDICOMIN, CREDIFOZ, CREVISC, EVOLUA, TRANSPOCRED, ÚNILOS, VIACREDI e VIACREDI ALTO VALE, pela AILOS CORRETORA e pelas demais instituições cujo capital social seja constituído e controlado majoritariamente pelas Cooperativas.

2. O que é a Declaração de Privacidade do Sistema Ailos?

Para demonstrar o nosso compromisso com a proteção e segurança dos seus dados pessoais, elaboramos esta Declaração para esclarecer as regras de tratamento de dados pessoais, observando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018 – LGPD) e demais legislações relacionadas à proteção de dados.

3. Quais princípios utilizamos para o tratamento dos seus dados?

Em todas as atividades de tratamento, realizamos o monitoramento e a aplicação de medidas de proteção dos dados pessoais, para garantir o devido respeito a sua privacidade com base nos princípios legais da transparência, boa-fé, adequação, finalidade, livre acesso, não discriminação, necessidade, qualidade de dados, segurança, prevenção, não discriminação, responsabilização e prestação de contas.

4. Como coletamos os seus dados?

Os dados podem ser fornecidos diretamente por você, coletados em decorrência da prestação de serviços ou fornecimento de nossos produtos, por meio de:

a) Atendimentos nos nossos canais de comunicação, nos Postos de Atendimento/Relacionamento das Cooperativas Filiadas e demais formas de atendimento;
b) Acesso aos sites, plataformas de treinamento e aplicativos;
c) Eventos por nós promovidos;
d) Seu consentimento;
e) Operações no Open Banking; e
f) Birôs e terceiros especializados em análises e informações para decisões de crédito.

Exemplos: No preenchimento de cadastros, formulários, propostas, simulações, adesões, contratações, processos seletivos, acessos, procuração ou manifestação de interesse em produtos e serviços.
Os seus dados pessoais também podem ser coletados de forma indireta, por meio do uso dos nossos serviços nos aplicativos ou websites, por exemplo: histórico de pesquisas, histórico de navegação, datas e horários de acesso, recursos utilizados, a forma como se utiliza os produtos e serviços e outras atividades do sistema.

O Aplicativo Ailos poderá solicitar permissões de acesso ao seu dispositivo, que são necessárias para o perfeito desempenho de todas as suas funcionalidades. As principais permissões solicitadas incluem, mas não se limitam a:

(i) Câmera – Para o leitor de código de barras nos pagamentos de boletos; leitura facial na admissão digital e reconhecimento facial;
(ii) Localização – Para otimizar os mecanismos de monitoramento e segurança;
(iii) Rede celular – Para uso do Aplicativo Ailos fora de redes Wifi;
(iv) Galeria – Para armazenamento de comprovantes de transação;
(v) Notificações – Para que o Aplicativo Ailos possa enviar notificações ao usuário;
(vi) Biometria (FaceId, TouchId) – Para armazenar a senha de login do Aplicativo Ailos e autenticar seu login através da utilização de biometria;
(vii) Lista de Contatos – Para utilizar os contatos do seu celular como destinatários em transações PIX.

5. Para quais finalidades utilizamos os seus dados?

O Sistema Ailos realiza o tratamento de seus dados de acordo com as finalidades específicas e as bases legais previstas na LGPD, como por exemplo:

a) O devido cumprimento das obrigações legais e regulatórias;
b) O exercício regular de direitos e para a proteção do crédito;
c) Execução dos contratos, ou procedimentos preliminares relacionados a ele, firmados com seus cooperados;
d) Atender aos nossos interesses legítimos e de terceiros.

Para qualquer outra finalidade solicitaremos o seu consentimento, que poderá ser coletado por qualquer meio, inclusive, pelos canais oficiais que utilizamos (ex.: e-mails, token, push, etc.)

6. Quais dados pessoais tratamos?

Para que possamos prestar nossos serviços a você, precisamos utilizar os dados pessoais fornecidos por você, coletadas de forma automática e/ou de terceiros, conforme alguns exemplos abaixo:

CLASSIFICAÇÃO DADOS TRATADOS EXEMPLOS DE MOTIVOS PELO QUAL TRATAMOS OS SEUS DADOS
DADOS PESSOAIS • Nome completo
• CPF/RG
• Data de nascimento
• Endereço comercial e pessoal
• Dados de contato (Celular, e-mail, etc.)
• Informações profissionais
• Estado Civil
• Filiação
• Escolaridade
• PEP – pessoa politicamente exposta
• Cookies
• Endereço de IP e Geolocalização
• Informações de acesso (horário e duração)
• Analisar condições de crédito
• Cumprir com obrigações legais
• Identificar e autenticar você
• Ofertar crédito e outros serviços
• Permitir acesso aos sites e demais funcionalidades digitais do Sistema Ailos
• Realizar atendimento personalizado
• Realizar comunicações sobre nossas iniciativas, produtos e serviços
• Registrar suas solicitações
• Trazer segurança e evitar fraudes
DADOS FINANCEIROS • Dados bancários (agência, conta etc.)
• Dados de investimentos
• Dados de renda mensal e patrimônio
• Endividamento
• Histórico de transações financeiras
• Perfil comportamental
• Score de crédito
• Cumprir com obrigações legais
• Trazer segurança, evitando fraudes
• Registrar suas solicitações
• Permitir acesso aos sites e demais funcionalidades digitais do Sistema Ailos
DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS • Dados biométricos (digital/facial)
• Gênero/Sexo
• Etnia/Raça
• Nacionalidade
• Naturalidade
• Interesses pessoais
• Informações de saúde (deficiência, etc.;)
• Score comportamental
• Imagens e/ou vídeos
• Analisar condições de crédito
• Cumprir com obrigações legais
• Identificar e autenticar você
• Ofertar crédito e outros serviços

7. Realizamos a coleta e tratamento de dados pessoais sensíveis?

O tratamento de seus dados sensíveis, será realizado sempre mediante seu consentimento prévio, ou quando forem indispensáveis para:

a) cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
b) tratamento compartilhado de dados necessários à execução, pela administração pública, de políticas públicas previstas em leis ou regulamentos;
c) realização de estudos por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais sensíveis;
d) exercício regular de direitos, inclusive em contrato e em processo judicial, administrativo e arbitral (de acordo com a lei vigente)
e) proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiros;
f) tutela da saúde, exclusivamente, em procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridade sanitária; ou
g) garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular, nos processos de identificação e autenticação de cadastro em sistemas eletrônicos.

8. Realizamos o tratamento de dados pessoais de crianças e de adolescentes?

O tratamento de dados de menores de 18 anos é e será realizado sempre em seu melhor interesse, nos termos da LGPD e demais leis aplicáveis. Dados pessoais de pessoas com menos de 12 anos de idade, somente poderão ser tratados mediante consentimento por pelo menos um dos pais ou pelo responsável legal. Os dados de crianças poderão ser tratados sem o consentimento prévio, quando a coleta for necessária para contatar, de forma emergencial, os seus pais ou responsáveis legais, ou para sua proteção, podendo ser coletado uma única vez, sem armazenamento e sem repasse a terceiros.

9. Realizamos a transferência internacional de dados?

Os seus dados pessoais podem ser tratados fora do território nacional. A transferência observará o estabelecido na LGPD e as orientações gerais fornecidas pela ANPD.
O armazenamento ou compartilhamento dos seus dados fora do país, é realizado apenas para países e regiões cobertos por legislação de privacidade e proteção de dados equivalentes à brasileira.

10. Realizamos a coleta e uso de cookies?

Os cookies são pequenos arquivos ou informações, que são armazenados quando você acessa algum site ou aplicativo. Eles servem para garantir a sua segurança e a personalização no seu atendimento.
Para maiores informações a respeito de como os cookies são coletados e utilizados, acesse a Declaração de Cookies do Sistema Ailos disponível no site do Sistema Ailos na página de Privacidade e Segurança.

11. Com quem compartilhamos os seus dados?

Os seus dados serão compartilhados internamente no Sistema Ailos. Neste sentido, poderá acontecer o compartilhamento entre as Cooperativas Filiadas e com a Central Ailos, para a manutenção de suas atividades, atendimento aos Cooperados, ofertas de produtos, e em virtude de requisitos administrativos, regulatórios e jurídicos.
Podemos também compartilhar os seus dados com terceiros, com observância à LGPD, para:

a) Garantir maior segurança e prevenir fraudes;
b) Assegurar a sua adequada identificação, qualificação e autenticação;
c) Cumprir determinações legais ou regulatórias;
d) Prevenir atos relacionados à lavagem de dinheiro e outros atos ilícitos;
e) Proteção do crédito, inclusive na recuperação do crédito;
f) Aperfeiçoar o atendimento, os produtos fornecidos e os serviços prestados;
g) Ofertar e fornecer produtos e serviços, próprios e/ou de terceiros, de acordo com os seus interesses necessidades e;
h) Outras hipóteses baseadas em finalidades legítimas: como o apoio e promoção de atividades do Sistema Ailos ou para a prestação de serviços que lhe beneficiem.

Caso sejam disponibilizados novos serviços, estes estarão sujeitos à Declaração de Privacidade vigente.

12. Por quanto tempo tratamos os seus dados pessoais?

O período do tratamento dos seus dados pessoais será realizado com base no nosso relacionamento, e será de acordo com:

a) Os tipos de produtos e serviços contratados/prestados/fornecidos;
b) As finalidades do tratamento;
c) As disposições contratuais e legais.

À exceção dos casos em que seu armazenamento seja necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulamentar, os dados Pessoais serão eliminados quando:

a) A finalidade para a qual o dado foi coletado seja alcançada ou quando os dados pessoais deixarem de ser necessários ou pertinentes para o alcance desta finalidade;
b) Nos casos em que o tratamento for realizado com base em consentimento, quando houver revogação do consentimento; e
c) Mediante determinação de autoridade competente.

13. Quais os seus direitos?

Para garantir os seus direitos sobre seus dados, de acordo com a LGPD, você poderá nos solicitar:

a) Confirmação da existência de tratamento;
b) Acesso aos dados;
c) Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
d) Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a Lei;
e) Portabilidade dos dados a outro fornecedor;
f) Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do Titular, exceto nas hipóteses de guarda legal e outros dispostas em Lei;
g) Informação das entidades públicas e privadas com as quais o Sistema Ailos realizou uso compartilhado de dados;
h) Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
i) Revogação do consentimento; e
j) A revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem os interesses dos Titulares, respeitados os segredos comercial e industrial do Sistema Ailos, tais como, aqueles pautados em critérios de risco de crédito, prevenção à fraude ou decorrentes da execução de contrato.

14. Como você pode exercer seus direitos?

a) Site Institucional: O Titular pode exercer seus direitos por meio da opção “Faça sua solicitação” disponível no site do Sistema Ailos na página de Privacidade e Segurança. Ao selecionar essa opção, haverá o redirecionamento automático ao nosso formulário de solicitação do Titular.

Verificação do e-mail: o e-mail inserido precisa ser válido, por este motivo, depois de finalizar sua solicitação, você receberá um e-mail nosso a fim de confirmar se o endereço de e-mail inserido é válido. Ao receber um e-mail com o título “Sua solicitação de acesso à privacidade”, você deve clicar na opção destacada em verde: “confirmar e-mail“.

Verificação de identidade: como medida de segurança e prevenção à fraude, para que seja possível prosseguir com o atendimento, você precisará anexar, no próprio formulário, uma foto de seu rosto ao lado de um documento oficial de identidade.

Caso qualquer uma das validações não aconteça, a solicitação expirará automaticamente em 7 (sete) dias.
b) Posto de Atendimento: Você também tem a opção de se dirigir presencialmente a um posto de atendimento de umas das Cooperativa Filiadas e registrar a sua solicitação.
c) Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC): Nosso SAC também está disponível para registrar solicitações por meio do telefone 0800 647 2200.

15. Encarregado de dados

Para obter maiores informações sobre esta Declaração e sobre como tratamos os seus dados pessoais, você pode entrar em contato com o Encarregado do Tratamento de Dados da Central Ailos, Ailos Corretora ou Cooperativas Filiadas. Os contatos estão disponíveis no site do Sistema Ailos na página de Privacidade e Segurança, por meio da opção “Encarregados de Dados”.

16. Quais leis foram aplicadas nesta Declaração?

Para que você se sinta seguro ao que está escrito nesta declaração, indicamos as fontes que utilizamos na sua elaboração:

a) Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Lei brasileira que dispõe sobre a proteção de dados pessoais.
b) Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 – “Marco Civil da Internet”. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
c) Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil Brasileiro .
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Fique atento: nossos números oficiais são apenas receptivos, a cooperativa não realiza nenhuma ligação por meio deles.

Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
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